Faca-Baioneta do EB?

agosto 17, 2012

Um amigo meu, irmão de armas, fez uma consulta por e-mail à TCHURMA:

“em 2008, adquiri, de uma senhora no Mercado Livre, uma faca-baioneta, que, segundo ela, pertenceu a um parente falecido, este tendo sido militar em Caçapava-SP. Na época, ela não me deu mais detalhes, mas eu sabedor que Caçapava possui duas unidades de infantaria do EB, achei que o artigo era original e comprei, até por estar em um preço muito bom. (…)

A lâmina é composta de um aço tipo escovado ( não parece ser só aço carbono, simples), de 5mm de espessura, peso bem distribuído, e seu fio é surpreendentemente afiado, muito resistente e não perde corte fácil, mesmo com materiais duros. Na parte de baixo da lâmina, existe uma marcação MK030570, e do outro lado M9 PHROBIS CUK, esta, acredito eu, fazer referência ao tipo de aço usado na faca.

A bainha é bastante interessante, feita de material plástico de alto impacto, nylon, com porta pedra de afiar e prendedor metálico para cinto de utilidades, um sistema para encaixe da lâmina servindo de alicate para arame farpado e etc (cortei um prego pequeno com ele).

Achei interessante a trava para fuzil, em forma de presilha, na parte de traseira do cabo.
Tirei algumas fotos, bem detalhadas.
Gostaria que os senhores dessem uma olhada e opinassem.”

Vamos por partes:

É uma faca-baioneta M-9, desde 1987 a baioneta regulamentar americana que substituiu a antiga M-7 (que no entanto continua em uso):

Phrobis é o nome da empresa do seu desenhista, Charles Mickey Finn, quando ainda detinha os direitos de patente, que hoje pertencem ao US Army.
CUK é a abreviatura de Combat Utility Knife, faca de combate utilitária.
As M-9 originais foram feitas pela Buck Knives Co. americana, como sub-contratada da Phrobis (que não tinha fábrica própria).
Abaixo fotos mostrando as marcações de uma M-9/Phrobis original:

Facas como a sua, com a marcação MK030570, são cópias chinesas feitas para o mercado militar. Quando em bom estado como a sua custam entre 50/60 dólares e são consideradas boas facas, bem acima da média dos produtos chineses.
Como essa baioneta é específica para fuzis da família M-16/M-4, sendo incompatível com os FAL e Para Fal do EB, creio que seja uma aquisição particular do militar em questão, inclusive porque se não fosse ela não estaria à venda, não legalmente…
Curiosidades:
O desenhista desta faca, Mickey Finn, se especializou em projetar armas para “propósitos especiais” para o governo americano. Esta faca é derivada de um outro modelo, menor, que ele desenhou para as unidades SEAL da Marinha americana.

Finn chegou a ser personagem de um livro de Tom Clancy, “O Cardeal do Kremlin”, uma publicidade bastante incômoda que o forçou a fechar sua empresa.
Hoje ele desenha e vende produtos para golfe, segue sendo o melhor no que faz e ganhando um bom dinheiro.
E eu sou uma virgem Vestal se ele ainda não faz uma consultoriazinha por fora para o Pentágono!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: